Maternidade gera empreendedoras

Uma pesquisa do GEM – Global Entrepreneurship Monitor analisa a atividade empreendedora no mundo. O Brasil participa deste projeto desde o ano 2000. O GEM adota uma metodologia própria com foco no empreendedor. Aqui você pode ver os dados de 2014 para o Brasil.

Segundo esta publicação, a taxa de empreendedorismo foi de 34,5%. O que mostra um aumento em relação aos anos anteriores. E, um aspecto interessante, para cada empreendedor que iniciou seu negócio por necessidade, existem 2,4 que iniciaram por oportunidade.

Isto significa um amadurecimento muito importante. As pessoas não estão empreendendo porque precisam, mas porque querem. Levando em consideração as dificuldades econômicas e a instabilidade de nosso país, o que buscam estas pessoas? Na lista de desejos do brasileiro, ter um negócio próprio ocupa a terceira posição.

Alguns têm um sonho. Almejam tornar realidade uma nova forma de atuar, uma nova filosofia de negócio. Acreditam que podem fazer melhor. Têm a coragem a a ousadia de tentar.

Outros se revelam a partir de um gatilho. Neste caso estão muitas mulheres. A maternidade é um gatilho muito forte. Depois de gestarem, sentem-se e empoderadas, capazes de dar novo sentido a sua vida, o que acaba por refletir na opção profissional. Claro que somam-se argumentos: ficar perto dos filhos, ter mais flexibilidade de horário, não ter cobrança de outras pessoas.

A internet é forte aliada do empreendedor e notadamente da mãe empreendedora. São muitas as oportunidades que se abrem, e são muitas as facilidades que a ferramenta oferece. Blogs, e-commerce, home offices. É tudo uma questão de criatividade, organização e trabalho. Difícil, sim, mas possível.

Uma vez tomada a decisão por empreender, o primeiro passo é preparar-se: estudar, aprender.

Segue uma relação de fontes de pesquisa e cursos que consideramos de qualidade:

SEBRAE– Endeavour – Jornal do Empreendedor

E mais específico para mulheres, mães que estão em busca de novos horizontes:

Empreender Materno, que aliás oferece o Curso Mom Blogger para auxiliar quem tem interesse nesta atividade.